terça-feira, 30 de abril de 2013

Estudo de caso [2] - Cidades vizinhas

O que se pode dizer de uma cidade, quando só se passa 1 dia nela? Que peso tem a opinião de um turista contra a de um morador? Porém, o morador também pode ser turista na cidade do turista. Na maior parte do tempo, somos moradores, mas é tão bom o gostinho de conhecer algo novo, ver prédios diferentes, tirar muitas fotos e experimentar outros sabores. Então se percebe que não menos importante é a opinião do turista, pois essa percepção de um curto período de tempo capta particularmente o que mais lhe atrai. São tantas impressões, nem certas nem erradas, mas pessoais, que só indo mesmo e conhecendo pra ver o que realmente faz a visita valer a pena.

Enfim, passados devaneios iniciais, quero compartilhar um pouquinho sobre algumas visitas em cidades próximas a Karlsruhe, ainda no período de férias (que já acabou!). São 3: Heidelberg, Baden Baden e Pforzheim. Apenas minhas impressões turísticas, mas espero que permitam que vcs viajem um pouco por elas também =)


Heidelberg

Heidelberg fica a +- 55 km daqui, fomos de trem com uma 'excursão' organizada para os alunos intercambistas que estavam chegando na universidade esse semestre. Tem a cidade nova e cidade antiga, que foi por onde andamos mais. Lá ficam o Castelo de Heidelberg, simpáticas ruelas estreitas com bares, cafés e comércio, a ponte sobre o rio Neckar, igrejas... Com uma guia, visitamos nessas ruas a antiga prisão estudantil (ficar preso por uma noite por perturbar o sossego público era o auge da juventude!) e a casa de Friedrich Ebert, que me chamou muito atenção. Veio de uma família simples, trabalhou não lembro no quê, mas num ofício igualmente simples, porém no decorrer do tempo tornou-se político. E presidente da Alemanha, sendo muito bem quisto pelo povo, parecia um bom líder. Entretanto, faleceu em 1925, quando era presidente, e logo em seguida outros líderes assumiram e outros rumos foram tomados...


O Castelo (grande parte em ruínas, destruído pelos franceses no século 17) é incrível. Os muiiiitos degraus de subida valem a pena. Lá está o maior barril de vinho do MUNDO - 221 mil litros!  Do alto do morro, é possível ter uma vista muito bonita. Que coisa, cidade com rio parece que tem um charme a mais. Se tem rio, tem ponte. Se tem ponte, tem cadeados! É tradição, por todo lugar, os casais fecham o cadeado em alguma grade da ponte e jogam a chave rio abaixo. E fica por lá.


Vista do outro lado do morro com o Castelo ao fundo e Rio Neckar

Cadeados sobre o Rio Neckar

Barrilzinho. Foto da minha amiga Vera, já que a minha ficou tremida =P

Baden-Baden

Foi engraçado, na volta de Heidelberg, decidimos de última hora que íamos pra Baden-Baden no outro dia. Como é pertinho (+- 35 km), podemos ir de trem com o ticket de estudante sem pagar. Sabe, se o tempo não estiver bonito, parece que a cidade toda é meio cinzenta. Lá poderia ter sido assim já que o tempo não colaborou, mas a cidade é uma gracinha até em dias nublados!

É pequenina, em um vale já na Floresta Negra, cheia de edifícios culturais. Baden significa 'banho'. Como a cidade possuía fontes de águas subterrâneas para as termas romanas, já viu de onde surgiu o nome, hein. É possível visitar o museu com ruínas das termas e ainda existem spas que aproveitam o benefício.

  
 Museum Frieder Burda - Obra modernista de Richard Meier

Há um parque cruzando o centro da cidade (com riozinho!), que garante uma bonita área verde com jardins e chafarizes, apesar da floresta mesmo não estar longe, em todas as direções. Também é interessante a extensa área de pedestres, subindo um pouco o morro. Muitas lojas, cafés, restaurantes e a subida leva às termas, à prefeitura e igrejas. Muito agradável!

"Carreteiro" de almoço em restaurante asiático. Apetitoso!


Mas o ponto alto do passeio foi a noite. Não é que resolvemos ir justo no dia em que a Orquestra Filarmônica de Berlim faria apresentação, devido ao Festival de Páscoa? Bah, pensa na alegria!! Conseguimos ingressos mais em conta (leia-se, ficar em pé XD ), mas sem diminuir o privilégio de assistir o espetáculo! 


Era o famoso musical "A flauta mágica", de Mozart. Pensa em ópera. Que 'trecho' vem à sua memória? Por acaso esse http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=463jDvbw3LQ#t=171s ? Pois é, fez parte do espetáculo :)
Wunderbar! Maravilhoso


Pforzheim

Também é possível ir para Pforzheim com o ticket de estudante (+- 30 km). Eu imaginava que fosse uma cidadezinha qualquer. Mas olha, subestimei, tem muita coisa bonita pra se ver por lá! Visitamos no último fim de semana de férias. Ela possui 120 mil habitantes, também está na região da Floresta Negra e a primeira diferença notada foi que não é uma cidade plana, por estar entre morros. Andar de bike por lá não deve ser tão moleza.
 Seu Barriga no centro



A área para pedestres é bem organizada, com prédios contemporâneos e muito uso de vidro nas fachadas. Nas margens do rio, vários salsos-chorão, áreas verdes de lazer e descanso junto ao teatro, igrejas e bares/restaurantes. Com sol, a paisagem ficou ainda mais bonita =)



Ah, o pai da Frida Kahlo, pintora mexicana, é de Pforzheim!
__________________________

Ficou curioso, quer mais informações, mais fotos? O Google pode ajudar bastante, porque esse post já ficou comprido demais :D


"Eu quero lhe dizer, vou contar pra você a minha alegria, 
Você vai perceber que se quiser vai ver tudo o que eu vi um dia
Fui pro lado de lá, fui para desvendar a minha fantasia
Tudo o que aprendi, tudo o que conheci valeu a pena descobrir."

(Viajar - Papas da Língua http://www.youtube.com/watch?v=7ZpkM8kzXbs)

Um comentário:

  1. Querida Ali, maravilhosa a tua descrição destes locais. Uma explicação detalhada que nos faz sentir tua emoção ao contemplar as vistas e paisagens encantadores. Algumas vezes elogios, em outras uma crítica construtiva, porque tecnicamente a formação profissional nos leva a pensar assim. São exemplos e vivências do cotidiano que nos tornam capazes de enfrentar todas as adversidades e a possibilidade de realizar obras e projetos eficazes e de grande utilidade para a humanidade. Continue assim. Humana, Crítica e Exemplo para despertar o interesse de ajudar os que virão. A nossa vida é passageira, mas nossas ações, obras e atos, não. Luiz Carlos Lautert ;)

    ResponderExcluir